Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Blog, Controladoria

Indicadores de desempenho: Otimize sua gestão estratégica

Indicadores de desempenho: Otimize sua gestão estratégica

Que planejar é o melhor caminho para alcançar os objetivos almejados, todo mundo sabe. Não é novidade alguma que a projeção de dados é o melhor caminho para traçar a rota que a empresa deseja percorrer ao longo do ano.

No entanto, como saber se a instituição está evoluindo conforme o desejado? É complicado identificar o que realmente interessa em meio a uma série de resultados, que são importantes como um todo, mas muitas vezes não mostram com exatidão a evolução de unidades e centros de custo.

Para realizar o planejamento estratégico, é necessário ter clareza na hora de definir metas e objetivos, para depois poder mensurá-los de forma assertiva. Para isso, há um recurso muito utilizado para gestores de companhias dos mais diversos segmentos para acompanhar os resultados mais efetivamente.

Indicadores de desempenho

Como o nome mesmo já diz, indicadores de desempenho ou KPI (Key Performance Indicator) são dados quantitativos que servem de parâmetro para que a empresa possa avaliar o desempenho positivo ou negativo do que está sendo executado. Obviamente, não é qualquer métrica que pode ser considerada um indicador.

Para tal, é necessário que o resultado esteja ligado à evolução operacional da empresa, fazendo com que a melhora nesse indicador reflita diretamente nos objetivos da instituição. Os indicadores podem ser divididos basicamente em dois grupos: Estratégicos ou de qualidade. O primeiro grupo mostra com mais clareza as metas e objetivos, possibilitando a comparação de ações passadas com as atuais. Já o segundo grupo, está relacionado a serviços, produção e processos internos.

Os indicadores de desempenho também podem ser relacionados a setores. Por exemplo: No setor financeiro, há indicadores de desempenho utilizados como: receitas, despesas, lucro ou prejuízo e lucratividade. Tais indicadores conseguem medir a evolução do setor, para que os gestores e a equipe possam visualizar claramente se os resultados estão positivos ou não.

Mapas estratégicos

Há empresas que utilizam a metodologia do balanced scorecard (BSC), que alinha em um mapa, objetivos e indicadores de desempenho, de acordo com quatro perspectivas: financeiras, clientes, processos internos e aprendizado. Nesse contexto, o mapa estratégico é um recurso muito utilizado para detalhar as estratégias, proporcionando uma visão clara de metas e objetivos.

A utilização de indicadores de desempenho é fundamental para que o mapa estratégico possa ter êxito, já que eles auxiliam os gestores a mensurar os resultados da empresa. Planos de ação também são utilizados no processo do mapa estratégico, para que os objetivos sejam alcançados assertivamente.

Bem-vindo à modernidade

Enquanto ainda há empresas que acompanham indicadores de desempenho por meio de planilhas e desenvolvem mapas estratégicos em Word ou Power Point, há instituições que otimizaram, e muito, o processo, utilizando softwares de gestão orçamentária.

Tais ferramentas possibilitam a criação e acompanhamento de indicadores de desempenho em tempo real, com a possibilidade de alinhá-los com planos de ação e mapas estratégicos. Além disso, é possível realizar a análise de performance do planejamento orçamentário, que inclui a projeção de vendas, planejamento de RH, projeção de investimentos e etc.

Ainda há a possibilidade de realizar projeção de cenários, forecast, gestão matricial de despesas e ainda obter uma consolidação de resultados em poucos segundos. Assim, a gestão empresarial fica muito mais eficiente, rápida e segura e os indicadores de desempenho mais assertivos e com mais aplicabilidade para sua empresa.

Software Alstrategy Plano

Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo